Banner Institucional para Web 2019 - 128

© 2014 por SOBRAMID

20.09.2018

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts em Destaque

Você já ouviu falar em PROLOTERAPIA?

06.04.2018

O conceito da PROLOTERAPIA se baseia no princípio de primeiro INFLAMAR o local para estimular a vascularização, e depois, DESINFLAMAR. Em quase todos os quadros em que se instala uma dor crônica, seja em uma articulação (por artrose) ou uma inflamação degenerativa dos tendões (tendinite crônica), existe um processo de diminuição significativa da perfusão sanguínea, ou até uma ausência desta vascularização. A falta de uma chegada adequada de sangue por diminuição dos vasos sanguíneos leva a uma deficiência de suprimento nutricional e de oxigênio aos tecidos. Esse processo, que se instala muitas vezes lentamente, de forma muito gradual e repetitiva, causa uma degradação do tecido acometido e uma micro-ruptura da integridade local, levando a dor crônica. Na maioria das vezes, existe uma inflamação de baixo grau e um quadro de dor crônica que se agrava quando se estimula muito o local.
O Princípio de ação da PROLOTERAPIA é o de atuar causando uma inflamação local maior, com um processo estimulatório vascular e estimulando um recrutamento de um processo cicatricial na região acometida. Ou seja, o processo visa estimular, através da inflamação mais intensa, uma maior vascularização local. Com isto, se alcança um processo cicatricial em um local específico, sem submeter o paciente a procedimentos invasivos abertos, como a cirurgia.
Por isso usamos esse aforisma que consiste em INFLAMAR PRIMEIRO PARA DEPOIS DESINFLAMAR E REPARAR. Em outras palavras seria INFLAMAR AGUDAMENTE, PARA VASCULARIZAR, ESTIMULAR A NUTRIÇÃO LOCAL E CICATRIZAR o que está cronicamente inflamado. Esse processo se chama SINALIZAÇÃO CICATRICIAL ou SINALIZAÇÃO CELULAR.
Portanto, durante um tratamento de PROLOTERAPIA BIOLÓGICA há a possibilidade de um processo doloroso pós-tratamento imediato, e ainda se continuar mesmo depois de alguns dias pós-aplicação (7 a 15 dias).
Normalmente, o processo de estímulo cicatricial completo demora de 90 a 180 dias. Em se tratando de um tecido cronicamente acometido, esse período pode se estender por vários meses. O tratamento consiste em se fazer estímulos cicatriciais que variam de 3 a 6 sessões, sempre encontrando o ponto correto a ser tratado.
Chamamos esse ponto específico de lesão a ser tratado de TARGET POINT OF CHRONIC PAIN (PONTO ALVO DA DOR CRÔNICA). Nessa busca pelo local correto a se fazer a PROLOTERAPIA BIOLÓGICA, podem ser usados, além de uma HISTÓRIA CLÍNICA DETALHADA E UM EXAME CLÍNICO MINUCIOSO, os exames de imagem como RADIOGRAFIAS SIMPLES, RESSONÂNCIA MAGNÉTICA, TOMOGRAFIAS COMPUTADORIZADAS, CINTILOGRAFIAS. Em consultório, uma ferramenta extremamente útil é ULTRASSONOGRAFIA MÚSCULO-ESQUELÉTICA.
Os procedimentos de infiltração dos materiais biológicos em alvos específicos são sempre guiados por ULTRASSOM.
No tratamento com a PROLOTERAPIA BIOLÓGICA consideramos sempre usar o estímulo cicatricial adequado, e várias substâncias foram e estão sendo padronizadas para serem usadas. Dentre elas a DEXTROSE, o ÁCIDO HIALURÔNICO e OS ORTHOBIOLÓGICOS (Plasma Rico em Plaquetas, Concentrados do Aspirado da Medula Óssea, os concentrados do Lipo-aspirado da Gordura (Biofat), dentre outros ainda em estudo.
Em conclusão, reiteramos que o importante é o entendimento de que muitas vezes há uma necessidade do corpo humano em  INFLAMAR PRIMEIRO, VASCULARIZAR MAIS A REGIÃO, ESTIMULAR A CICATRIZAÇÃO (REGENERAR) por aumento da vascularização local, para depois DESINFLAMAR e melhorar a dor.
Dr. José Fábio Lana (Médico Ortopedista)

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • SOBRAMID